sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Conceito de feminismo


Olá, somos da escola Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, Erechim-RS, 2 ano do Ensino Médio, e estamos participando da Feira do Conhecimento com o tema Feminismo, matéria Filosofia. Viemos através deste blog, deixá-lo, você leitor, mais atualizado sobre o que realmente se trata isto, ligando à filosofia, e trazendo notícias que o envolvam.

Com esta nossa primeira postagem vamos falar sobre o conceito de feminismo.

Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
O "embrião" do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a "Igualdade, Liberdade e Fraternidade". As mulheres queriam estar inseridas no turbilhão de mudanças sociais que estas revoluções traziam, principalmente para se sentirem mais cidadãs em uma sociedade historicamente regida pelo patriarquismo, onde foram submetidas à vontade do homem

O feminismo, como muitos pensam erroneamente, não é um movimento de sexista ou um movimento contra o machismo, mas sim uma luta pela igualdade entre ambos os gêneros.
É importante ter em conta que há homens que são feministas, que dão razão e apoiam o movimento, e que nem todas as mulheres se consideram feministas. Algumas mulheres aceitam a função social que ocupa o gênero e reconhecem  ele como uma realidade cultural que não deveria ser censurada.

Feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom ou salto. Feminismo não tem nada a ver com ser inimiga dos homens. Feminismo não tem nada a ver com esconder o corpo, taí a Marcha das Vadias de exemplo. Feminismo não tem nada a ver com morrer solteira de bigode. Feminismo não tem nada a ver com não ter filhos, e sim com a escolha de como e quando esses filhos virão, e se virão. Feminismo não tem nada a ver com não ser feminina.E nem como ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário